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28 agosto, 2011

Educação e Crise

A formação de um mundo onde seres humanos tenham autonomia e auto consciência, amplia o conceito de uma educação independente. Porém, isso não é o bastante. Existem escolas, mas é preciso perceber que elas vêm passando por momentos degradantes ao longo desses anos. Há uma crise que perpassa pela escola e afeta educação infantil. Nesse aspecto, o papel do educador é questionado. Hannah Arendt em “A crise na educação” indaga a respeito de consequências não apenas para as instituições, mas para o mundo social como um todo, como diz Adorno; uma “educação pra evitar a barbárie”
Há uma necessidade de debater a educação em seu verdadeiro papel. O caos da educação, no entanto, passa por três elementos básicos que leva a escola a novas emergências. A primeira dela estabelece na autonomia das crianças, a segunda nos fala da formação dos educadores e a terceira e ultimas está relacionada à Teoria moderna da aprendizagem.
Em fim, enquanto a educação busca soluções para a possível crise. A crianças neste processo, sofre por está sendo desconsiderada desta realidade, ou seja, a criança está vivenciando uma nova realidade que não é sua. Enquanto a crise (já existencial) não haver sido “sanada”, a criança que o produto central deste processo, passará por danos que fragilizará sociedade e a educação como num todo. É necessário estancar, evitar e solucionar os problemas que podem afetar a educação, e assim vivenciar um novo olhar, aquele que privilegie a criança e a sua formação para uma vida mais humana, mas justa e mais consciente.
**Jocélia Santos **
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