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29 agosto, 2011

Aprendizagem Colaborativa



Aprender a viver em coletividade requer do ser humano algumas aptidões que sozinho jamais conseguirá encontrar. Lidar com o outro é encontrar em cada pessoa algo novo e inesperado. Gerar a participação de todos enriquecendo o aspecto de viver juntos é para todos um grande desafio, uma fez que nos encontramos num jogo competitivo, do melhor e das oportunidades. A interação prima irmão da inclusão promove essa capacidade entre os indivíduos. Todas as transformações que o mundo hoje atravessa, tem uma significância impar para a sociedade principalmente quando tratamos da área educacional. As tecnologias da informação e da comunicação alteraram as formas de relacionamento do ser humano nas mais diversas áreas do conhecimento. Para tanto, esse processo de e pode tornar-se igualitário na construção de uma aprendizagem colaborativa entre os agentes. Um bom exemplo disso está centrado na área de educação a distância que solidifica, por constituir estratégica ao desenvolvimento das comunidades. A internet e seus ambientes virtuais de aprendizagem operacionalizam os meios para que flua a aprendizagem colaborativa. Entendemos que para facilitar essa educação continuada, os aprendentes precisam apreender quais as ferramentas necessárias para garimpar continuamente o conhecimento na mina da internet e como manuseá-las. A experiência de um curso a distância abrirá possibilidades para o uso contínuo de ferramentas para esse propósito. Por outro lado, o professor pesquisador precisa compreender que o eixo de sua ação deve passar do ensinar para destacar o aprender e, principalmente, o aprender a aprender. Logo, o papel dos agentes mais diretamente envolvidos no processo de aprendizagem é o de modificar sua atuação diante deste novo mundo de oportunidades de ampliação do conhecimento.
 Aprendizagem colaborativa e seus Pilares
 Podemos conceber a aprendizagem colaborativa baseada segundo Delors (1998) em quatro pilares:
Aprender a conhecer, à visão de se ter prazer em investigar;
Aprender a fazer, as aprendizagens devem evoluir e não podem mais ser consideradas como simples transmissão de práticas;
Aprender a viver juntos que está inserido na dependência entre todos os seres humanos no planeta evidenciam o aprender a viver juntos. Conviver harmoniosamente com todos os seres, homens e animais, mar, terra e ar é o lema atual de organizações que se pretendem ecologicamente responsáveis. As evidências de que somos parte de um todo universal e de que é fundamental que preservemos o planeta, corroboram para o estímulo da entropia entre os homens e apontam para a colaboração como condição basilar para a preservação da vida na terra.
·        Aprender a ser. A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa
Todos esses quatro pilares têm uma relação estrita sobre o processo de aprendizagem colaborativa.
Para tanto a troca de experiência, o encontro das equipes para realizar um trabalho, a interação e o debate do que irá ser abordado, tomando com exemplo este trabalho é um bom exemplo da aprendizagem colaborativa. Estamos abordando um assunto que se faz presente em nossa pratica. Assim agindo, juntos estamos encontrando uma resposta pra o que estamos fazendo. E com isso enriquecendo cada vez mais a aprendizagem de todos numa ação colaborativa.
Jocélia Santos 
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DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.

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