Seja bem vindo!

Esse Blog é mais um meio para dialogarmos sobre leituras diversas.

23 novembro, 2011

Dia da Consciência Negra



Confesso que tinha preparado algo para postar sobre esse dia, ou melhor, sobre essa semana, mas a falta de tempo me consumiu e só agora estou postando algo de tamanha grandeza.
Porem, como ainda estamos na semana nacional dessa consciência...

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de Dezembro
No Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade Brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

Algumas imagens e músicas ressaltam muito bem esse novo olhar sobre o negro.
Afinal todos nós somos Afros descentes... Eu tenho maior orgulho disso.




Vixi Mainha 
Café com Pão

Por essa nega eu ponho roupa nova
Uso óculos escuros
Desço do muro
Ela sabe me fazer feliz
Nega
Óculos escuros
Na parede, na parede, na parede
Do meu sonho
Ela pintou alegria, arrumou tudo em mim
Café com pão é bom
A brasileira, é brasileira, a brasileira
Vixi mainha, o neguinha
Tudo é tão bom
iooo mainha, o neguinha
Tudo é tempo
Vixi mainha,o neguinha
Tudo é tão bom
iooo mainha, o neguinha
Tudo é tempo
Por essa nega eu ponho roupa nova
Uso óculos escuros
Desço do murro
Ela sabe me fazer feliz
Nega
Óculos escuros
Na parede, na parede, na parede
Do meu sonho
Ela pintou alegria arrumou tudo em mim
Café com pão é bom
A brasileira, é brasileira, a brasileira
Vixi mainha, o neguinha
Tudo é tão bom
iooo mainha, o neguinha
Tudo é tempo
Vixi mainha,o neguinha
Tudo é tão bom
iooo mainha, o neguinha
Tudo é tempo
E tempo é tudo
Tudo é tempo
E tempo é nada
Tudo é tempo
E tempo é tudo
Tudo é tempo
E tempo é nada
Tudo é tempo e tempo é tudo
Tempo é tudo e tempo é nada
Tudo é tempo e tempo é tudo
Vixi mainha, o neguinha
Tudo é tão bom
iooo mainha, o neguinha
Tudo é tempo
Vixi mainha,o neguinha
Tudo é tão bom
iooo mainha, o neguinha
Tudo é tempo



...

Negro Rei
(Cidade Negra)

Ayê
Ayê mãe África
Seus filhos vieram de longe
Só pra sofrer
Ayê
Ayê mãe África
Todo guerreiro
No seu terreiro
Sabe sua lei
E vai coroar negro rei [x3]
Ayê, ayê, ayê
Ika adobale ô
Ika adobale a
Ika adobale a, ea
Mãe África
Prende a tristeza meu erê
Sei que essa dor te faz sofrer
Mas guarda esse choro
Isso é um tesouro
Ó filhos de rei
O sol que queima a face
Aquece o desejo mais que otin
O sal escorre no corpo
E a dor da chibata é só cicatriz
Quem é que sabe como será o seu amanhã
Qualquer remanso é o descanso pro amor de Nanã
Esquece a dor axogun
Faz uma prece a Olorun
Na força de Ogun
Prende a tristeza meu erê
Sei que essa dor te faz sofrer
Mas guarda esse choro
Isso é um tesouro
Aos filhos de rei
Ayê yê yê, ayê yê yê
Ayê yê yê, ayê yê yê
Ayê mamãe África, o meu ilê
Ayê yê yê, ayê yê yê
Ayê yê yê, ayê yê yê
Brasil, mamãe África, meu ilê


...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.